Receita de Pizza Cabrese




Receita de Pizza Cabrese

Ingredientes (6 discos)

Massa:
15g de fermento biológico fresco
1 colher de sopa de açúcar
10ml de azeite extra virgem
1 colher de sopa de sal
300ml de água mineral em temperatura ambiente (Segredinho: a água mineral tem menor teor de cloro e de outras substâncias que poderiam atrapalhar a receita. Outro detalhe: a água não deve ser fria demais, pois a ação do fermento é mais eficaz em temperatura mais altas)
700g de farinha

Molho de tomates:
3 latas de tomates pelados italianos (400g cada uma)
1 dente de alho bem picado
1 pitada de orégano
1 pitada de sal

Recheio:
100g de molho de tomate
150g de muçarela especial em fatias
8 fatias de tomate caqui
8 folhas de manjericão-gigante
8 fatias grossas de muçarela de búfala no soro
80ml de pesto de azeitonas pretas (500g de azeitonas pretas sem caroço, 500ml de azeite extra virgem, 1 dente de alho. Coloque metade das azeitonas, o azeite e o alho no liquidificador. Bata e acrescente o restante dos ingredientes aos poucos)

Preparação da receita:
Misture o fermento biológico e o açúcar em uma vasilha até derreter. Coloque o azeite e a pitada de sal. Misture com uma das mãos e acrescente a água mineral. Misture mais uma vez e coloque a farinha aos poucos, trabalhando com a mão. É bem mais fácil misturar a farinha em várias etapas. A massa deve levar perto de uns dez minutos para começar a se soltar das mãos. Então basta trabalhar mais uns cinco minutos, sem sovar, para ela ficar lisa, no ponto. Deixe descansar durante 2 horas. Faça bolas de 120 gramas e deixe descansar por mais duas horas.

Enquanto isso, você pode cuidar do molho. Abra as latas e deposite o conteúdo numa vasilha. Junte o alho ao tomate. Acrescente o orégano e o sal e amasse com as mãos até ficar como uma pasta, sem pedaços maiores de tomate.

Depois do descanso, abra a massa. Coloque o molho de tomate sobre a massa e espalhe bem, usando uma colher. Distribua as fatias de muçarela. Pré-aqueça o forno por 20 minutos e asse por 15 minutos (temperatura de 250ºC). Retire a pizza assada e adicione as fatias de tomate-caqui. Sobre cada uma, posicione uma folha de manjericão com uma fatia de muçarela de búfala em cima. Por fim, distribua o pesto de azeitona sobre as fatias de muçarela.